//CASE GELAPE

DE ZERO VENDAS PARA ROAS 11X EM 15 DIAS

Contexto

A Gelape é uma parceira da Viking Mídia que possui uma marca própria de colágeno e tem como uma de suas linhas de receita um e-commerce, sobre o qual nós atuamos fazendo tráfego para performance e dando consultorias pontuais sobre estratégia.
A situação que nos encontrávamos era a inércia, algumas semanas sem produção de criativos e sem campanhas rodando que levaram a um faturamento próximo de zero na frente de e-commerce. Começando a pensar em conjunto sobre como poderíamos sair desse buraco, propomos a realização de um lançamento meteórico (um lançamento de uma oferta que possui uma escassez, trazendo os leads pra grupos de WhatsApp) para gerar um pico de vendas.
Por meio da nossa expertise em lançamentos e picos de vendas, passamos um direcionamento estratégico para a parceira sobre fases do lançamento, produções que deveriam ser realizadas e pessoas de nossa confiança que ela podia contratar para ajudar a tocar.

A campanha

A estrutura era a seguinte: Anúncios → Página que captura o e-mail e nome → Página de obrigado que leva para o grupo de WhatsApp
Começamos testando nossos criativos em menor orçamento – tanto para público quente quanto para público frio – até acharmos criativos campeões (performance destoante) tanto para escalar mais quanto para direcionar a produção de próximos criativos com base nessa inteligência. Achando campeões, começamos a escalar e conseguimos explorar públicos quentes e frios mantendo um custo por lead de R$ 1,10 – bem baixo para os padrões de mercado.

//Primeiro problema:

Taxa de conversão pros grupos

Apesar do CPL estar bem aceitável, esse CPL era medido apenas pela conversão da pessoa dar o e-mail (na página de captura), não pela entrada no grupo de WhatsApp, que era de fato o objetivo já que as comunicações aconteciam por lá.
Na primeira semana já notei que mesmo com bom CPL, as pessoas não estavam entrando no grupo de WhatsApp tanto quanto deveriam (por volta de 40% apenas). Vendo esse gap mais profundo passei para nossos parceiros alguns direcionamentos visando melhorar essa taxa:
Com essas alterações podemos notar uma melhora da taxa de conversão pros grupos, que saltou para 68%.

//Segundo problema:

Pesquisa indicando desqualificação

Outro problema que reparei logo após foi a qualidade dos leads que estavam entrando nos grupos. Um dos pontos que havíamos sugerido que fosse realizado era uma pesquisa com os leads durante o lançamentos para podermos sentir a temperatura e qualidade deles, nos permitindo analisar se estamos no caminho certo, afinal, de nada vale um lead barato que não vai comprar depois.
Estávamos percebendo na pesquisa leads com poder aquisitivo e interesses diferentes da nossa persona padrão. Com isso em mente, resolvi parar nosso melhor criativo até então que havia sido responsável por trazer a maior parte dos leads pois o resultado da pesquisa era um bom indicativo de que, apesar de trazer volume, ele não estava trazendo qualidade. Outra ação foi de incluir outros públicos frios que se propunham a ter leads mais qualificados (interesses de marcas bem específicas da nossa persona, público de viajantes frequentes, público que reside em bairros de luxo das maiores capitais do Brasil etc).
Essas melhorias foram fundamentais para a taxa de conversão de compra (% de leads que compram no fim do lançamento) que detalharei a seguir.

//Resultados finais

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Estando bem imerso no projeto e conectado com o parceiro, tivemos muita minúcia para manter todo o braço de tráfego (principal vetor do lançamento) com extrema qualidade e transparência, com isso, conseguimos ajudar a entregar resultados que a Gelape nunca tinha visto em um meteórico:

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