Uma dúvida latente dos novos empreendedores que estão vendo suas empresas crescerem rapidamente é: Como consigo manter a mesma cultura forte que tínhamos com poucos colaboradores? Essa realmente não é uma tarefa fácil, mas, seguindo o exemplo que aplicamos na prática, aqui na VK, vou te ensinar como você pode conseguir, e também qual é a importância de se manter uma cultura forte em uma empresa!
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é um conceito que engloba rotina, comportamento e mentalidade de uma empresa. As empresas normalmente possuem um conjunto de regras, hierarquias, valores, crenças e princípios éticos que regem o comportamento de seus colaboradores.
Cada país, região, estado, cidade e até bairro, possui sua cultura única. Assim também funciona uma empresa. Onde existe o convívio entre pessoas, existe a criação de uma cultura própria. Dentro das empresas chamamos isso de cultura organizacional.
Qual a importância da cultura organizacional?
Ao analisar o que é cultura organizacional, você certamente já percebeu que ela é muito importante. A cultura organizacional rege basicamente todas as ações de uma empresa, desde a forma como os funcionários interagem até as decisões mais estratégicas de movimentos de mercado.
A cultura organizacional dita não só as metas e objetivos da empresa, mas também como ela irá alcançá-los. Ela também tem ligação direta com o engajamento, satisfação, produtividade e retenção dos colaboradores!
E mesmo com toda a importância explícita do conceito, muitos gestores não dão a devida importância a ele. O risco de deixar que uma empresa crie sua cultura livremente é grande, o gestor pode acabar deixando com que uma cultura nociva e destrutiva tome conta de sua organização.
Qual a importância de uma cultura organizacional forte?
Uma empresa que tem uma cultura organizacional forte tem um sistema de valores e crenças consolidado, e se diferencia dos concorrentes do mercado por meio dele. Não é tão simples chegar a uma cultura forte dentro de uma empresa, ainda mais, com o avanço do home office sendo tão latente atualmente, mas é possível.
Uma cultura organizacional forte diminui a rotatividade de colaboradores, facilita o aprendizado e a consolidação de procedimentos dentro da empresa, além de aumentar a lealdade e o comprometimento dos funcionários com a empresa, minimizando assim a propensão de que eles deixem seus cargos em qualquer oportunidade que tenham.
Assim, você já pode perceber a importância de uma cultura forte para a performance da sua equipe!
Como implementar uma cultura organizacional forte?
Como eu disse, não é tão simples, depende de tempo e dedicação, mas vou explicar como nós da VK mantemos a nossa cultura sempre alinhada e sólida, mesmo com um quadro de funcionários 100% home office e passando por um momento de muita expansão.
Entrevista
Um ponto importante para a implementação e manutenção da nossa cultura, está na fase de contratação. A verdade é que, para nós, habilidades e técnicas são desenvolvidas. O que realmente importa em processos seletivos é personalidade e comportamento.
Um dos nossos valores mais importantes é o “é sempre sobre pessoas”, por isso, buscamos nas entrevistas avaliar e conhecer a pessoa que está do outro lado. Contratamos pessoas e treinamos habilidades.
Temos, inclusive, em nosso processo seletivo, uma entrevista de cultura, que visa totalmente conhecer o perfil do candidato.
Perfis Comportamentais
Temos 5 pilares comportamentais que regem nossas contratações. Esses pilares são personificados por Vikings, e são herança da antiga Viking Digital e vou explicá-los melhor para você.
Essa conduta de contratação, certamente tem grande peso no que nos tornamos hoje, uma empresa com resultados sólidos e cultura forte. Os cinco pilares são “as regras do jogo” quando precisamos contratar, importam mais que as habilidades em si dos candidatos.
Viking Guerreiro
É o pilar de quem tem sangue no olho. Valorizamos muito aquele tipo de pessoa que não tem tempo ruim, faz o que precisa ser feito para “vencer a batalha”, mas claro, sempre seguindo o código de honra.
Viking Sábio
O pilar do conhecimento! Muito importante pois somos uma empresa escola. Quem não tem interesse em aprender e se desenvolver, não tem espaço aqui!
Viking Explorador
O pilar da proatividade. Ir atrás das coisas é algo que valorizamos muito, não esperar nada na mão ou arranjar desculpas. Ter iniciativa, ir atrás e fazer acontecer é necessário para as coisas andarem!
Viking Entrosado
O relacionamento interpessoal para nós é muito importante. O trabalho precisa ser um ambiente agradável, então, valorizamos as pessoas que sabem se encaixar no ambiente, que é informal e descontraído. Nada a ver com introspecção, mas sim, com gostar de conviver com outras pessoas.
Viking Patriota
O pilar contra o egoísmo! Gostamos de pessoas que valorizam o negócio, e se empolgam com o crescimento dele. O patriota é aquele que veste a camisa da empresa!
E é assim que avaliamos se uma pessoa é ou não a certa para trabalhar conosco, e construímos uma cultura forte que nos leva a outro nível.
Cultura Organizacional
E assim você pode criar seus próprios perfis comportamentais para basear as contratações da sua empresa com base nas crenças e valores que você tem. Caso não tenha, é muito importante que busque criar tudo isso para crescer na direção certa. Espero ter agregado!