Qual a melhor estratégia de lançamento para um infoproduto?

A escolha da estratégia pode conduzir o seu lançamento ao sucesso ou ao fracasso. Isso vai depender da sua sabedoria ao fazer a escolha. Aprenda a tomar a decisão certa para um lançamento lucrativo.

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Você está no mercado de lançamento e está confuso em relação às estratégias de lançamento que pode seguir? Essa sensação de estar perdido é normal. Afinal, existem vários tipos de lançamentos e diversos grandes players que sempre argumentam que a melhor estratégia é a que eles usam. Mas você nunca fez um lançamento ou, então, fez poucos até hoje. Sem tanta experiência, como escolher a melhor estratégia?

Existem 3 tipos de lançamento que são a base que você precisa para começar nesse mercado. São eles: Lançamento por Desafio, Lançamento Clássico (ou Interno) e Lançamento por WhatsApp.

Na VK Digital, nós saímos do estágio inicial dos lançamentos até o faturamento de múltiplos 7 dígitos com essas estratégias. E em apenas 4 anos! E neste blog eu te ensino o que são cada um desses lançamentos. Confira abaixo!

Lançamento por Desafio

O Lançamento por Desafio é aquele feito por aulas ao vivo durante dias consecutivos. O nome vem do desafio que é fazer e acompanhar essas lives. Nelas, o expert deve entregar um conteúdo relacionado ao curso que será vendido e gerar transformação ao público. Essa transformação deve ser tão grandiosa a ponto de fazer o público ter desejo pelo produto que será vendido. 

Portanto, o argumento desse tipo de lançamento é: “Tá vendo esse conteúdo foda que eu acabei de te mostrar? Tem um módulo dentro do curso só com esse conteúdo.”

O que está por trás do Lançamento por Desafio

O Lançamento por Desafio é baseado em conteúdo. Na sequência de aulas gratuitas, o expert também gera autoridade e constrói audiência. A autoridade é gerada uma vez que o expert mostra que domina o assunto e que tem muito ensinamento a entregar.

Já a audiência é conquistada no momento em que as pessoas chegam no perfil ao expert e permanecem por terem sido atraídas pelo conteúdo. O principal gatilho do Lançamento por Desafio é o da reciprocidade.

Lançamento Clássico

O Lançamento Clássico é uma derivação do Launch Formula, criado pelo estrategista de Marketing estadunidense Jeff Walker e que, pro Brasil, quem trouxe foi o Érico Rocha. 

Essa estratégia também é conhecida como Lançamento Interno. Esse nome se deve à sua forma de funcionamento, feito com aulas gravadas que são entregues ao longo dos dias de pré-lançamento.

Ao contrário do Lançamento por Desafio que é voltado para lives, o Lançamento Clássico é voltado para copy de convencimento pela compra do produto. Nessas aulas o expert sabe exatamente o que vai falar e quando. Ele tem um teleprompter para ler a copy durante a gravação.

O raciocínio por trás do Lançamento Clássico

Os vídeos do Lançamento por Desafio são workshops construídos para mostrar uma oportunidade pra pessoa. Esses vídeos são liberados durante uma semana e o esforço que deve ser feito é o de escancarar a oportunidade que as pessoas terão ao comprar o produto. Ou seja, você tem que deixar evidente qual a transformação de vida que elas terão nesse curso.

Lançamento por WhatsApp

Como o próprio nome já diz, essa estratégia de lançamento é focada no WhatsApp. A base de toda a comunicação são grupos de WhatsApp. Mas, importante: isso não significa que você não pode usar outros meios de contato, como o e-mail. O importante é que, na estratégia, o WhatsApp seja o principal canal.

Quando usar o Lançamento por WhatsApp

Essa estratégia de lançamento serve para uma audiência que tem alto nível de consciência e sabe o que precisa do produto. É um lançamento de tiro curto, que leva menos tempo, pois, ao contrário do lançamento por desafio e lançamento clássico, você não tem muito espaço para o convencimento. É um lançamento para pessoas mais prontas.

Por essa característica, o Lançamento por WhatsApp funciona como um lançamento teste. Você testa a oferta do seu produto com uma audiência consciente pra ver se tem saída. Uma vez que a copy e o conteúdo ficam em segundo plano nesse tipo de lançamento, os principais gatilhos são a exclusividade, o efeito manada e a escassez.

Descubra a estratégia certa pro seu lançamento

Parabéns! Você acabou de dar um passo importante na sua trajetória no mundo dos lançamentos ao conhecer as principais estratégias. Mas eu tenho um jeito de deixar essa escolha do tipo de lançamento ainda mais fácil pra você. 

Eu tenho um teste pra você preencher as principais perguntas sobre o seu lançamento e chegar a um resultado de qual estratégia usar. Clique aqui e acesse o teste

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Gabi Salles

Fundadora e sócia da VK Digital. Head de estratégia de lançamento, conteúdo e sucesso do cliente.

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A Gelape é uma parceira da Viking Mídia que possui uma marca própria de colágeno e tem como uma de suas linhas de receita um e-commerce, sobre o qual nós atuamos fazendo tráfego para performance e dando consultorias pontuais sobre estratégia.

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