O rápido crescimento do marketing digital fez com que algumas profissões ganhassem destaque. O gestor de tráfego, por exemplo, é indicado como um profissional indispensável dentro das estratégias de marketing de uma empresa, seja ela online e/ou local.
Nós, da VK Digital, consideramos o gestor de tráfego um dos pilares para a estrutura de um negócio. Afinal, o tráfego tem um papel importante na conquista de novos clientes, seguidores, leitores, ou qualquer público que se pretenda atrair.
A profissão ainda é muito nova no mercado. E há muitas pessoas realizando o trabalho, mas sem o profissionalismo adequado. Por isso, neste blog, vamos trazer os principais critérios para levar em conta na hora de contratar um gestor de tráfego. Todas as dicas estão baseadas em processos que realizamos na VK Digital. Confira abaixo!
Qual o papel do gestor de tráfego?
O gestor de tráfego possui um grande papel de responsabilidade dentro da empresa. O trabalho é estrategicamente pensado para alavancar as vendas. Sua principal função é a criação e gerenciamento dos engajamentos voltados ao marketing digital. Tanto nas plataformas digitais, como no acesso a sites ou ações na Landing Page, por exemplo.
Quando o profissional também é estrategista, ele também possui a responsabilidade quanto a administração do orçamento destinado ao marketing. Seja quanto aos anúncios com pagamento por clique, cadastros ou venda de produtos. Com foco principalmente em Facebook Ads e Google Ads.
Além disso, é preciso realizar os testes nas campanhas para identificar os pontos-chave para a melhor conversão. Disponibilizando, desta forma, relatórios periódicos com uma visão geral e detalhada quanto aos resultados.
Mais informações sobre as funções do gestor de tráfego:
- trabalho direto com os diretores ou sócios para definição de orçamento de campanhas, validação quanto às projeções e análise de resultados;
- desenvolvimento de relatórios para atualização dos números e resultados das campanhas em andamento;
- acompanhamento rotineiro das taxas de conversão de todos os canais, assim como das páginas de venda;
- identificação e planejamento orçamentário quanto ao custo por cliente, com a entrada de novos leads;
- consolidação de um relacionamento estreito com o cliente qualificado, que são aqueles que possuem maior chance de negócio.
Porque ter um gestor é importante?
O gestor de tráfego corresponde diretamente ao crescimento de vendas, já que é capaz de identificar os pontos principais que funcionam dentro das campanhas. Sem uma análise dos dados, dificilmente, uma divulgação pode trazer resultados assertivos.
Os anúncios criados são estrategicamente direcionados ao seu público segmentado. Perceba que há uma grande diferença quanto aos anúncios na televisão, em que é visto por muitas pessoas. No entanto, quantidade nem sempre quer dizer qualidade.
Por esse motivo, é muito importante escolher bem quem vai desempenhar o papel de Gestor dentro da sua empresa.
5 dicas para que você evite errar na hora da contratação
1) Analise as competências técnicas
Junte toda a informação adquirida e faça uma análise de perfil, juntamente, com as competências técnicas. Você deverá verificar as exigências (escopo do seu projeto) e identificar se o profissional está apto a realizar todas elas.
2) Analise as competências comportamentais
As competências técnicas são importantes, mas elas podem ser prejudicadas quando o profissional apresenta alguns comportamentos inadequados, como acontece em todos os cargos.
Verifique se o profissional tem um bom histórico em seguir cronogramas e se é organizado. Procure alguém que realmente queira trabalhar a favor do crescimento da sua empresa.
3) Verifique o tempo e o nível de experiência
Contar com alguém com experiência aumenta ainda mais as chances do trabalho gerar bons frutos para o seu negócio.
4) Opte por agências especializadas em gestão de tráfego
Se, mesmo fazendo toda busca e análise criteriosa, você ainda se sente inseguro(a) em contratar um profissional autônomo, uma agência especializada em tráfego pode ser a melhor solução.
Uma agência de tráfego pago possui um campo maior de comprovação de conhecimento técnico e estratégico, além de contar com outros profissionais que possuem funções específicas.
5) Deixe bem claro quais resultados você almeja alcançar
Por fim, antes de fechar um contrato, você deve deixar bem claro as suas metas de marketing e resultados que visa alcançar com a gestão de tráfego. Isso fará com que o profissional de tráfego identifique se será possível cumprir o esperado pela sua empresa.
Siga as dicas para contratar um bom gestor de tráfego
As informações aqui compartilhadas devem servir como norte, tanto para mostrar caminhos para a busca de conhecimento sobre gestão de tráfego quanto para contratar um bom profissional.
Afinal, nossa dica é que você aproveite também os pontos acima para aprimorar as suas estratégias de tráfego, deixando tudo mais claro para que o profissional consiga executar os planos que você mesmo(a) preparou para a sua empresa.
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